quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Resumo: A Moreninha




 Olá pessoal tudo Ok com vocês? Após ler A Moreninha resolvi trazer um resumo aqui no blog, pois este livro é extremamente importante para a literatura brasileira e muito cobrado em vários vestibulares. Espero que consiga ajudar vocês!

  • Resumo

 A história começa quando Filipe, um estudante de medicina, convida seus amigos Augusto, Fabrício e Leopoldo para passarem o dia de San’t Ana na casa de sua avó, em uma ilha.
 Antes da partida, Filipe e Augusto fazem uma aposta devido à inconstância desse último com relação ao amor. A aposta consiste em: se Augusto não se apaixonar durante a viagem, Filipe escreverá um livro, mas se Augusto se apaixonar, este escreverá um livro.

 Chegando lá, são recebidos por D. Ana, a anfitriã, D. Carolina, irmã de Filipe, suas primas Joana e Joaquina e mais duas amigas. 
 Após Augusto negar um favor a Fabrício, este se vinga contando à mesa do jantar a inconstância amorosa daquele. Isso deixa as moças indignadas, fazendo com que elas percam o interesse por ele, exceto D. Carolina, que enxerga a constância de Augusto como um prêmio a ser conquistado.
 D. Ana, por sua vez, fica curiosa e, tendo momentos a sós com o rapaz, questiona a causa de sua inconstância. Augusto  conta-lhe então que, quando pequeno, havia encontrado uma moreninha, com a qual passou horas brincando à beira mar. Ambos acabaram, por acaso, ajudando um moribundo o qual notou que os dois, mesmo pequenos, um dia se amariam muito.
 O moribundo deu à menina o camafeu de Augusto enrolado a uma fita verde e ao menino uma esmeralda da moreninha enrolada a uma fita branca. Essa era a única lembrança que possuía da menina, pois nem seu nome sabia,mas mantinha-se fiel a ela.
 Passadas as festividades de San’t Ana, todos voltaram as suas casas, porém Augusto sentiu saudades de D. Carolina. Para matar a saudade, na semana seguinte, Augusto retorna à ilha. E assim se sucedeu por todos os domingos quando ele sentiu que seus sentimentos estavam sendo correspondidos.
 Em um desses domingos, Augusto fica doente após ser impedido pelo pai de ver sua amada. O pai, vendo isso, resolve permitir o casamento dos dois. No entanto, quando este é proposto à D. Carolina, ela alega que Augusto estará quebrando uma promessa antiga com a pequena moreninha.  Vendo a confusão no rosto do rapaz, D. Carolina mostra o camafeu que guarda consigo, sendo logo reconhecido por Augusto, que cai aos pés de sua antiga amada.
 No final, tendo Augusto perdido a aposta, ele escreve um livro que se intitula como “A Moreninha”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário